segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Fistula perianal Transesfincteriana, medo de fazer a cirurgia e ficar com uma incontinência fecal, com fotos, vídeos, comentário e artigo medico.

Fistula perianal Transesfincteriana, o receio do Proctologista e o medo da paciente de poder ficar com incontinência fecal após a cirurgia, com fotos, vídeos, comentários e artigo medico.
Proctologista: Dr Paulo Branco.

 Clínica de tratamento das doenças proctologicas com laser: Dr. Paulo Branco.


Clinica de proctologia com laser


Agendamentos: 

- Proctologista na Lapa - São Paulo
Fixo: 11- 2628-7569.
Fone/whatsApp: 11-98666-3281.
Monica











Proctologista na Vila Nova Conceição - São Paulo.
Fixo: 11-3846-7973.
Movel: 11-99121014.
Fatima


Proctologista no centro de São Paulo - Praça da Republica.
Fixo: 11-3333-4848.
Movel: 11-98415-2089.
Renata


Duvida da Internauta, sobre fistula transesfincteriana, que será divida em duas partes:

Dúvida da paciente enviada para o meu e-mail:
e-mail:paulobrancoprocto@gmail.com
Pacinte de 32 anos, refere ha 2 anos atrás ter tido um abscesso perianal que foi tratado com uma  drenagem, posteriormente foi feita uma ressonância magnética que diagnosticou uma Fistula perianal transesfincteriana, e consultou três médicos que tiveram condutas diferentes em relação ao tratamento da fistula tranesfincteriana perianal, abaixo descritas:


Duvida diagnostica:



Parte I: Diagnostico.

Abscesso perianal: Refere ter feito a drenagem.

Fistula: Após a drenagem refere a formação da fistula perianal tranesfincterianan, que foi detectada pela Ressonância magnética.

Músculo esfíncter interno, Como a fistula é transesfincteriana, significa que a fistula passa através do músculo esfíncter interno responsável pela continência anal ou controle na eliminação das fezes, poderá ser lesado o que da receio ao proctologista e medo na paciente de ficar com incontinência fecal:

Parte II: Tratamento proposto por 3 médicos que a paciente refere ter consultado.

- Primeiro medico: Propôs o tratamento cirúrgico da fistula perianal tranesfincteriana, com rotação de retalho para encobrir o orifio interno da fistula perianal, com isso as fezes não entrariam no trajeto da fístula, na minha experiência é uma cirugia mais difícil tecnicamente e requer experiência do proctologista, além de equipamento e tecnologia adequados. 
Rotação de retalho:
 
Comentário: Dr Paulo Branco. 
Não indico o retalho mucoso para este tipo de fístula perianal, prefiro a retirada com o laser de todo o trajeto da fístula perianal, sob anestesia local e sedação leve e sem internação. 



- Segundo médico: Furúnculos, possivelmente esse medico nem examinou a paciente, porque é so olhar a figura abaixo dos furúnculos e outro detalhe que o medico esqueceu, foi que a ressonância magnética ja havia confirmado o diagnostico da fistula perianal transesfincteriana.

Furúnculos:




- Terceiro médico: Pediu colonoscopia, porque examinou pela palpação e não detectou trajeto da fistula.

Colonoscopia: Não tem indicação.


Comentário: Dr Paulo Branco.
Eu faço uma analise endoccopica do canal anal e linha das glândulas anais, chamada de linha denteada para detectar o orifício interno da fístula e em 30% dos casos a glândula inflamada.





Tratamento da fistula perianal transesfincteriana na clinica do Dr Paulo Branco:

Etapas: 1- Identificação da fistula perianal com guia próprio
                  2- retirada do trajeto da fístula com laser.
                   3- fechamento parcial da ferida cirurgica
4- cicatrização. 



Video educativo sobre fistula perianal, no qual o proctologista Dr Paulo Branco mostra como faz a identificação de todo o trajeto da fistula perianal, para não ocorrer a principal causa do insucesso da cirurgia da fistula perianal, que será a sua retirada parcial, ficando trajeto da fistula. 




Comentário: Dr Paulo Branco.
Essa complicação de deixar ou retirar somente parte da fistula perianal ocorre com muita frequência nas fístulas perianais transesfincteriana, nas quais o proctologista retira o orifício externo, e parte do trajeto da fistula perianal até o músculo esfíncter interno, parando ai por receio de lesar o músculo e de causar incontinência anal, manobras cirúrgicas me permitem com a ajuda de tecnologia me permitem retirar todo o trajeto da fístula perianal. 


Cicatrização:
 

Artigo sobre fistula perianal que escrevi para uma revista:
Tema: Fistula perianal.
Proctologista: Dr Paulo Branco.
Whatsapp:
- Site: www.proctolaser.wix.com/pauloranco.








Um comentário:

  1. BOM DIA ,HOJE FUI A UM PROCTOLOGISTA ,ELA DIAGNOSTICOU UMA FISTULA TRÂNS ESFINCTERIANA ,SENDO NECESSÁRIO UMA CIRURGIA,MORO NO RIO DE JANEIRO ,FUI ENCAMINHADA PRA TENTAR FAZER NO HSE(HOSPITAL DOS SERVIDORES )OU HOSPITAL DA LAGOA ,MAIS ESTOU UM POUCA DESANIMADA PORQUE AQUI INFELIZMENTE ESTA DIFÍCIL,ENTÃO RESOLVI PEDI SUA AJUDA,CASO POSSA ME AJUDAR POR FAVOR ENVIA UMA MENSAGEM,DESDE JÁ AGRADEÇO..

    ResponderExcluir