Paciente gay, com HIV e verrugas de HPV anal, me enviou duvida sobre o tratamento e exame microscópico pelo WhatsApp, com foto, videos, comentário e guia de saude.
Video o protocolo de tratamento das verrugas perianais: Dr Paulo Branco.
Proctologista para o homem gay, residente nos EUA, me enviou a sua duvida pelo WhatsApp, sobre fissura anal crônica, respondida com fotos, vídeos, comentários e guia de saúde.
Proctologista: Dr. Paulo Branco. Video educativo sobre fissura anal: Dr Paulo Branco.
Obrigado pela leitura do meu blog, e por ter assistido os meus videos no youtube, o que te levou ao auto exame, e descrição de uma possível fissura anal crônica.
Fissura anal crônica: principal sintoma
Dor com sangramento vermelho vivo.
Protocolo de tratamento da fissura anal crônica na clinica do Dr Paulo Branco.
Causa: Músculo Esfínter anal interno, é o Causador da fissura anala crônica, que geralmente está hipertônico, ou com pressão aumentada.
Cisto pilonidal, cirurgia com retirada incompleta, e fechamento inadequado da ferida cirurgica, duvida enviada para o meu WhatsApp, com fotos, vídeos e comentários.
Video educativo, diagnostico e tratamento:
Dr Paulo Branco. Video que mostra a identificação do trajeto do cisto pilonidal:
Dr. Paulo Branco. Video mostra a tecnica de duplo fechamento que utilizo após a retirada do cisto pilonidal:
Dúvida do internauta, enviada para o meu whatsApp:
Duvida com o proctologista no WhatsApp:
Cisto pilonidal: Não tem uma causa bem definida, o foliculo mais largo, permitirá que as bactérias que vivem na superfície da pele, penetrem e causem o abscesso pilonidal.
Dúvida enviada para o meu WhatsApp:
Gase com secreção purulenta:
Não fecho desta maneira:
Comentário: Dr Paulo Branco
Este fechamento, permite que os glúteos ou nádegas, funcionem com um pêndulo, que fazem forca de tração no sentido oposto na linha da sutura, o que facilitara a abertura e retardará a cicatrização.
Possivelmente uma infecção ou novo abscesso pilonidal:
Comentário: Dr. Paulo Branco.
Este momento é delicado, por ser fortemente sugestivo de retorno do abcesso pilonidal, eu ja operei pacientes com este sintoma, e encontrei pelos dentro do cisto. Se necessário, exames radiológicos deveram ser feitos para um estudo mais detalhado.
Cisto pilonidal: Minha sequencia cirurgica. Cirurgião: Dr. Paulo Branco. Descrição da minha sequencia cirurgica, para retirada do cisto pilonidal com laser e fechamento da ferida cirurgica com dupla sutura.
Cisto pilonidal: Fase aguda ou de abscesso.
Minha conduta: Drenagem e antibiotico de largo espectro.
Cisto pilonidal: Fase crônica, caracterizada pelos furinhos.
Demarcação do cisto pilonidal:
Anestesia local: Após demarcação do cisto.
Cisto pilonidal, preso no meu guia metálico:
Ferida aberta:
Ferida aberta: Comentário: Dr Paulo Branco.Não faço, pelo tempo de cicatrização, que é muito prolongado e impõe uma qualidade de vida muito ruim.